arrow


  • 22 JUL

    20 BENEFÍCIOS DO LIMÃO

    limao

    É uma fruta com baixíssimo valor calórico, boa fonte de fibra e vitamina C, além de conter outras vitaminas (tiamina, riboflavina) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro).

    Grande parte dos seus benefícios está vinculada a uma substância presente na casca chamada d-limoneno (rica em flavonoides). Esses flavonoides possuem ação antioxidante que previne a ação dos radicais livres. As  aplicações do limão em nossa vida são inúmeras, ele é considerado a joia das frutas, portanto seguem 20 benefícios do limão, mas ele tem centenas, acrescente na sua dieta e sinta os benefícios no seu corpo...

    1. Limões contêm uma fibra natural que reduz a absorção de gordura armazenada pelo corpo,e ajuda você a se sentir saciado.

    2. Ácidos do limão ajudam a retardar a absorção do açúcar após uma refeição.

    3. A vitamina C em limões produz um aminoácido que ajuda o nosso corpo a queimar gordura.

    4. O suco de limão faz a comida frita ser digerida mais rápido..

    5. Potássio no limão ajuda a regular os fluidos corporais, e seu magnésio relaxa as artérias.

    6. Sumo de limão assemelha alguns medicamentos de hipertensão e ajuda no controle da pressão arterial.

    7. Limões têm propriedades antivirais e antibacterianas.

    8. Limão é um expectorante - geralmente usado em medicamentos para a tosse que incentiva as vias para expelir muco.

    9. Combate o ácido úrico pois apesar de ser ácido é transformado no estômago e vai alcalinizar o sangue;

    10. Reduz a temperatura corporal, o que o torna excelente no verão.

    11. Possui minerais como: sílica, cálcio, ferro, manganês e cobre. É rico também em vitaminas B1, B2 e B3 e recomendado na prevenção de doenças do sistema nervoso.

    12. Os ácidos do limão interferem no bom funcionamento das glândulas endócrinas e evitam hemorragias, tão comuns em diabéticos e pessoas da terceira idade,

    13. É recomendado na prevenção de problemas cardiovasculares, pois protege as artérias.

    14.  O limão é reconhecido milenarmente como um antibiótico e antisséptico intestinal.

    15.  Na Índia, o suco de limão é a bebida sagrada do desjejum matinal, agindo como agente de purificação, regulação e antídoto de envenenamento ou intoxicação.

    16.  Sua ação laxante regula os intestinos.

    17. E ainda, com seu poder adstringente, reduz a formação dos gases intestinais. Dessa forma, evita o inchaço do estômago e dos intestinos.

    18.  O consumo regular e correto do limão irá facilitar a liberação dos excessos de gordura corporal, assim como evitar a formação de tais depósitos.

    19. O consumo diário evita a formação de cálculos (renais e vesicais)

    20. Na limonada fica uma delícia...


    Qual o benefício de tomar o limão em jejum? Qual é a recomendação?
    O aconselhamento do consumo de limão em jejum tem origem na medicina indiana. A recomendação é tomar diariamente, em jejum, um copo de água com algumas gotas de limão.
    A ação do limão combinado com a água morna será estimular o transito intestinal, e aproveitar a ação desintoxicante e descongestionante do limão.

    Qual é a quantidade diária recomendada?
    Um limão por dia. É aconselhável o consumo de outras frutas ao longo do dia, lembrando da importância de variar os alimentos, pois cada um contém diferentes minerais, vitaminas e princípios ativos.

    Quais os cuidados que devemos tomar?
    Para quem tem hipersensibilidade nos dentes, orienta-se usar canudo para evitar o contato excessivo do limão com o esmalte dentário. Cuidado com o sol após espremer o limão. Após manejá-lo, deve-se lavar bem as áreas da pele que entraram em contato com o alimento para evitar manchas.

    Dicas:
    - Consumir o suco de limão junto ao almoço é uma ótima opção. A ação adstringente da fruta dissolve as toxinas e as gorduras. Além disso, a vitamina C presente no suco potencializará a absorção de ferro dessas refeições.
    - O limão ajuda a conservar alguns alimentos. Por exemplo, ao picar uma maçã ou ralar uma cenoura, esprema um limão para evitar o escurecimento delas.

    Benefícios do limão congelado
    Os principais benefícios do limão congelado são proteger as células, facilitar a digestão e regular os açúcares pois ao congelar o limão se tem mais facilidade em utilizar a sua casca que tem antioxidantes e fibras.
    Para congelar o limão primeiro lave bem o limão e depois coloque no congelador, quando quiser usar basta raspar a casca e colocar nos cozinhados, nas saladas ou sobremesas e terá todos os benefícios do limão.

    Excesso
    Mas, como se sabe, qualquer alimento em excesso se torna prejudicial com o limão não é diferente, quando consumido de forma errada, pode causar até anemia. Use-o acompanhado de frutas, folhas, legumes, feijões, raízes e sementes.
    Limão não tem contra-indicação, mas o ideal é consumir no máximo duas unidades da fruta por dia.

    Fonte:
    http://deliciadedieta.blogspot.com.br/2012/10/20-beneficios-do-limao.html
    http://ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/1793-descubra-quais-sao-os-beneficios-de-se-tomar-suco-de-limao-pela-manha.html
    http://saude.terra.com.br/dietas/limao-ajuda-a-emagrecer-e-a-diminuir-o-colesterol-veja-beneficios,7f7be2b10d4e9310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

  • 14 JUL

    VOCÊ MASTIGA BEM OS ALIMENTOS?

    mastigar
    Veja a importância de comer devagar e mastigar bem os alimentos.
    Com o tempo de almoço cada vez mais reduzido, é cada vez mais comum encontrar pessoas que, literalmente, “engolem” a sua refeição, sem nem se preocupar em mastigar bem o alimento antes de ingerir. Mas por que mastigar bem os alimentos é importante?

    1 - Além do fato de nosso estômago não possuir dentes, a digestão começa na boca, onde temos a  ação de uma enzima  chamada amilase salivar, que inicia a quebra do amido presente no alimento. Quando a mastigação é insuficiente, acabamos engolindo pedaços grandes do alimento, o que sobrecarrega o sistema digestivo.

    2 - A mastigação também favorece a saúde buco-maxilar, a manutenção do bom tônus muscular da face, e propicia  o bom funcionamento da ATM (Articulação temporomandibular) e dentes.

    3 - Evita desconfortos gastrointestinais, como flatulência (gases) devido ao ar engolido no momento da refeição (“aerofagia”), eructação, queimação, azia e dores abdominais. Estes são sintomas comuns na mastigação rápida.

    4 - Ajuda a prevenir complicações do trato gastrointestinal. A mastigação adequada facilita a continuidade do processo digestivo, não sobrecarregando as enzimas e órgãos (estômago, intestino, pâncreas). Se o alimento não é bem mastigado e triturado, pedaços grandes chegam até o estômago, que necessita de um maior trabalho para continuar com o processo digestivo. Problemas como gastrite, úlcera, refluxo gastroesofágico, estão frequentemente  associados com a mastigação inadequada.

    5 - Ajuda o organismo a otimizar a absorção dos nutrientes, resultando em uma inibição do excesso calórico das próximas refeições. Quando se come muito rapidamente, o alimento chega mais rápido ao  estômago e prejudica a comunicação com o cérebro sobre o ponto de saciedade. Ou seja, acabamos por comer além do que precisamos. O mecanismo da saciedade também favorece melhores escolhas alimentares no restante do dia, resultando na manutenção do peso saudável e  no emagrecimento.

    6 - A mastigação adequada facilita o trabalho do sistema digestório, evitando a distensão abdominal, que pode resultar no acúmulo de gordura na região abdominal. Além do fator estético, essa gordura é fator de risco para doenças cardiovasculares.

    Afinal o que é comer devagar?
    O alimento de consistência sólida, após a mastigação deve passar a ser cremoso, para isso é necessário:
    -Quantidade: são necessárias pelo menos 30 mastigações por vez antes de engolir. Nunca colocar uma quantia excessiva, o que dificulta a mastigação.
    -Duração: o tempo ideal para cada refeição é de 30 minutos. Dentadas intervaladas e tranquilas com intervalos de 20 segundos contribuem para porções de refeição menos avantajadas, inclusive pelo tempo que consomem. A chegada dos primeiros bocados de comida ao intestino, fato que demanda alguns minutos, serve como um sinal de saciedade. Se a ingestão for muito rápida, a sensação de barriga cheia vem tarde demais. Estima-se que todos os mecanismos de regulação de fome só funcionem a pleno vapor após 15 minutos desde a primeira mordida. Durante essa fase, é essencial maneirar na quantidade de garfadas e abusar dos músculos que mexem a mandíbula. Por isso é preferível optar por alimentos mais sólidos, principalmente no início da refeição. O problema é que atualmente, muitos alimentos já se apresentam na consistência macia e pastosa, o que pode prejudicar a saúde buco maxilar. A consistência rija (ex: maça e cenoura crua, frutas secas, verduras cruas) é necessária para fortalecer os músculos da face.
    -Qualidade: usar toda a cavidade oral para a mastigação, ou seja, não manter o alimento apenas em um dos cantos da boca.

    Sugestões para adquirir esse hábito:
    - Separe um tempo para realizar as suas refeições, faça disso uma prioridade;

    - Preste atenção no gosto do alimento e saboreie cada garfada, diferenciando sabores e aromas; sinta a textura e a temperatura.

    - Inicie a refeição com alimentos frescos, crus e de consistência rija (legumes crus, verduras, cereais integrais), esses alimentos pedem uma dedicação maior na mastigação;

    - Evite alimentos de consistência macia na mesma refeição, como purês, suflês, pudins, massas, flans.

    - Repouse os talheres a cada garfada, o que ajuda a diminuir a velocidade da mastigação;

    - Evite se possível situações estressantes, TV ligada no momento da refeição, o que poderá ser uma distração e atrapalhar o processo da mastigação lenta

    Mastigar com calma, é algo muito simples mas extremamente vital para a saúde. Desfrutar desse momento com tranquilidade, sentindo os diferentes sabores e aromas, contribui para ingerirmos a quantidade de alimentos da qual realmente precisamos, sem exageros.

    Fontes:
    http://veja.abril.com.br/blog/viver-bem/nutricao/a-importancia-da-mastigacao-adequada/
     http://www.portalnatural.com.br/alimentacao/voce-mastiga-bem-os-alimentos/#ixzz3761wgwBW
    http://www.anutricionista.com/a-importancia-de-mastigar-bem-os-alimentos.html
    http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/veja-a-importancia-de-comer-devagar-e-mastigar-bem-os-alimentos/3034

  • 09 JUL

    ABRAÇAR É O MELHOR REMÉDIO!

    abraco

    Pois é, durante muito tempo estivemos a procura de alguma coisa que nos rejuvenescesse, que prolongasse o nosso bom humor, que nos protegesse contra as doenças, que reduzisse nossa depressão, que nos aliviasse de nosso estresse, que nos fizesse chegar próximo daquele com quem brigamos. Sim, alguma coisa que fortalecesse nossos laços conjugais e que inclusive nos ajudasse a adormecer tranquilos.
    Encontramos!
    O remédio havia sido descoberto e já estava à nossa disposição. E continua ao alcance de nossas mãos. O mais impressionante de tudo é que, ainda por cima, não nos custa nada. Aliás, custa sim, custa um pouco de orgulho, um pouco de pretensão de sermos autossuficientes, um pouco de vontade de viver do jeito que queremos, sem dependermos dos outros, um pouco de vontade de perdoar.

    É o ABRAÇO ! O abraço é milagroso, É medicina realmente muito forte. O abraço como sinal de afetividade, de carinho e de perdão pode nos ajudar a viver mais tempo, proteger-nos contra doenças, e fortificar os laços conjugais e familiares. O abraço é excelente tônico! Hoje sabemos que a pessoa deprimida é bem  mais suscetível a doenças. O abraço diminui a depressão e revigora o sistema imunológico da pessoa. O abraço injeta nova vida nos corpos cansados e fatigados, e a pessoa abraçada se sente muito mais jovem e vibrante. O abraço aumenta significativamente a hemoglobina na pessoa tocada. Para lembrar, hemoglobina é aquela parte do sangue que transporta o oxigênio para os órgãos mais vitais do nosso corpo, inclusive o cérebro e o coração.

    Dicas Terapêuticas:
    Se considerarmos o abraço como uma forma universal de obtenção de contato profundo, físico e afetivo, poderemos usá-lo como um dos possíveis instrumentos de terapia.
    O toque físico não é apenas agradável. Ele é necessário! A pesquisa científica respalda a teoria de que a estimulação pelo toque á absolutamente necessária para o nosso bem estar físico e emocional.
    A terapia do abraço pode tornar mais saudável quem já é saudável, mais feliz quem já é feliz e fazer com que a pessoa mais segura dentre nós se sinta ainda mais segura.
    Precisamos derrubar as barreiras culturais e emocionais que nos impedem de sentir os saudáveis benefícios do toque físico e do abraço.
    O abraço cura a solidão e reergue as pessoas emocionalmente machucadas.
    A maior força do universo é a força do amor, única força realmente capaz de transformar o nosso planeta em um local melhor para se viver.

     Gesto de paz
    O gesto de alargar os braços é sinal universal de paz e fraternidade; é um gesto ligado à ideia do abrir-se, à sensação de ficar em contato mais íntimo com o próximo e de estar em disponibilidade para acolhê-lo.
    Abrindo os braços, sentimos uma sensação de liberação, um endireitamento da espinha dorsal, a possibilidade de que a cabeça e olhos se mantenham sustentados e sem tensões, certa expansão da respiração no ventre e no tórax.
    Se tudo isso ainda vem acompanhado de um contato caloroso, muscular e epidermicamente gratificante, podemos entender como esse gesto, o abraço, é fonte de felicidade e consegue fazer brilhar os olhos.

    Sem contra indicação
    Não existe um mau abraço, somente bons e ótimos abraços.
    Abraços são dietéticos e não causam câncer ou cáries...
    Abraços são totalmente naturais, sem preservativos, ingredientes artificiais ou pesticidas...
    Abraços são: livres de colesterol, adoçados naturalmente, 100% disponíveis na natureza e são totalmente recicláveis...
    Abraços são fáceis de transportar, não necessitam baterias, sintonização ou raio-X...
    Abraços são isentos de impostos, totalmente regeneráveis e auto-eficientes energicamente...
    Abraços são seguros em qualquer tipo de clima...
    Na verdade,
    Abraços são especialmente aconselháveis para dias frios e chuvosos
    Abraços são excepcionalmente efetivos no tratamento de problemas como: pesadelos ou depressão da segunda-feira...ou depois do jogo.
    Nunca deixe para amanhã se você pode abraçar alguém hoje,
    Adote a prática saudável do abraço. Abrace sempre. Abrace muito.

    Tipos de abraços
    Abraço padrão
    Os abraços envolvem o pescoço .Serve para parabenizar ou demonstrar simpatia.

    Abraço surpresa
    Maneira bem humorada de dizer olá.

    Abraço de rosto colado
    O lado das faces se encostam bem apertados.
    Traz sensação de conforto.

    Abraço sanduiche
    Duas pessoas envolvem uma terceira.
    Dá segurança pra quem estiver no meio.

    Abraço de lado
    Bom para quando está caminhando.
    Transmite sensação de apoio.

    Abraço pelas costas
    Uma pessoa enlaça a outra carinhosamente por trás.
    Proporciona sensação de alegria.

    Abraço grupal
    Em forma de círculo com os braços nos ombros.
    Confere um senso de unidade e aceitação universal.

    Abraço com toque extra
    Neste caso é só combinar o abraço com outro tipo de toque.
    É muito carinhoso.

    Abraço relâmpago
    Uma pessoa corre em direção a outra.
    É uma brincadeira divertida, transmite alegria.

    Abraço de urso
    Quando uma pessoa grande abraça a outra bem menor.
    Transmite apoio e segurança.

    Abraço ao gosto do freguês
    Ou seja: aquele que der vontade.
    Reafirma o vínculo de amizade e confiança.

    Abraço zen.
    Qualquer tipo de abraço pode ser zen. É aquele que vem do fundo do coração em silêncio.
    Ele simplesmente transmite paz.

     abracos

    O uso regular do abraço, por isso tudo, prolonga a vida, diminui a depressão e estimula a vontade de viver, crescer e progredir.

    Fonte:
    http://www.dicasmulher.com.br/extras/especiais/a-terapia-do-abraco-abracar-e-o-melhor-remedio/874/
    http://www.portalverde.com.br/sites/calorhumano/abraco/abraco_index.htm
    http://www.vooz.com.br/noticias/terapia-do-abraco---voce-ja-abracou-alguem-hoje-11502.html
    Livro de Kathleen Keating, a 'Terapia do Abraço'





BUSCA POR TAGS

saúde da mulher    dicas    higiene bucal    CICATRICURE    quem somos    história da Drogaria Nações   
12345678910111213141516171819
QUADRADOvolta-as-aulassorrircococuidarcabeloverao_40viagem